quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primavera 2010


Em 23 de Setembro de 2010 entramos em mais uma primavera.

É estranho... eu nunca parei para perceber essa passagem de estações, mas hoje me deparei com o pensamento voltado a este fato o dia inteiro. Me parece um convite à mudanças.

Hoje acordei mais apaixonado ainda pela minha esposa, que, além de ser uma mulher maravilhosa, ainda leva um filho nosso em sua barriga. Me sinto pleno ao seu lado!

Cantei a música do Tim Maia no chuveiro (“trago esta rosa para te dar...”). E quero mesmo estar junto daquela a quem escolhi para dividir minha vida, meus sonhos, meus medos, meus minutos de vida – cada um deles. Ela ama a vida e leva isso muito a sério.

Na mesa de almoço cheguei desejando aos meus colegas/amigos uma excelente primavera. Mas desejo mais: Desejo excelentes estações – todas elas!

Ao final desse período a flor se murchará. Que sua beleza permaneça!

Que o perfume mais desejado seja aquele exalado pelas atitudes éticas, amorosas, carinhosas e que as pessoas o percebam em nós.

Gosto de estar perto dos amigos.

Sinto a distância de gente tão querida que depois de adolescência e juventude, a vida não nos permitiu continuarmos tão próximos... mas vocês estão sempre aqui – acreditem.

Sou muito feliz por parentes e amigos que me deram a oportunidade de acreditar que vale a pena viver amando e recebendo amor. Isso me desafia a levar esse amor a quem não o conhece no seu dia a dia.

Quando uma pessoa chega à minha amiga Carol Fomin (que se dedica à causa dos surdos e empunha a bandeira da acessibilidade) e diz que nunca antes alguém havia sorrido para ela na vida, vejo que estou andando com pessoas das quais o mundo não é digno.

Quando me pego chorando ao escrever essas palavras, sei que ainda há uma esperança de que pessoas como eu, que passaram por adversidades, ainda possam sorrir e isso depende bastante de mim. “Depende de nós que o circo esteja armado; que o palhaço esteja engraçado...” Ivan Lins

Quero continuar acreditando sempre em vocês, em mim e na vida. E que a vida não seja performance social, religiosa ou de qualquer tipo. Que seja verdade! “Eu vejo a vida melhor no futuro e vejo isso por cima do muro de hipocrisia que insiste em nos rodear...” Lulu Santos

Quero seguir o exemplo da Carol, da minha irmã Nenê, de Gandhi, de Madre Teresa de Calcutá de amar e levar a paz. Não sei quem acredita mais ou acredita menos. Quem tem a melhor filosofia ou teologia, mas sei que fazem a vida ser mais bela. E me desafiam a ser uma pessoa melhor.

Neste início de Primavera 2010 eu quero juntar a minha voz ao Gonzaguinha e a todos que queiram amar a vida. “Somos nós que fazemos a vida como der, ou puder ou quiser: sempre desejada...” “Eu fico com a pureza da resposta das crianças: É a vida. É bonita e é bonita!”

Joel Cardoso

2 comentários:

  1. Eu tinha razão quando achei que vc deveria atualizar o seu blog! E vc estava, com muita certeza, muito inspirado ao escrever.
    Que bom saber que ainda existem pessoas que, apesar das adversidades, consideram a vida como um presente, consideram-na "bonita, bonita e bonita". Que a "feiúra" que temos visto e vivido não nos deixe céticos e infelizes. Parabéns pelo seu texto. Digno de Joel. Um grande abraço, Rosane

    ResponderExcluir